sábado, 15 de setembro de 2012

Ushuaia – Duas Rodas e um Sonho Cap 15 - Refazendo Minha Bagagem


Ushuaia – Duas Rodas e um Sonho
Cap 15 - Refazendo Minha Bagagem


Hoje, aprendi uma grande lição, antes mesmo de dar partida na minha moto e de ter andado o primeiro metro, de uma viagem programada para mais de 12.000 km, e que se inicia daqui a poucos dias.
A vida profissional nos forja de maneiras diferentes, e dependendo do tempo desta "forja”, nos esquecemos de nós mesmos, nos esquecemos de olhar em volta e nos fixamos muitas vezes, em nossas próprias crenças, e as defendemos como se fossem as únicas.
Tudo começou hoje, quando estava com o Chico em seu escritório e comentei com ele sobre a lista de roupas e acessórios que eu havia preparado e da forma como havia arrumado as bagagens em minha moto.

-        Pires, acho que você poderia circular esta sua lista para todos os companheiros de viagem.
-        Assim, se alguém estiver esquecendo-se de alguma coisa, vai lembrar.
-        Faça isto que eu também vou circular a minha.

Pensei um pouco antes de fazê-lo, mas concluí que poderia ser sim uma boa idéia de enviar uma mensagem aos amigos do grupo, informando a “minha” relação de itens que pretendia levar em minha bagagem.

Na minha visão míope, pensei que estaria ajudando aos amigos do grupo em algum item essencial que porventura eu tinha posto e minha tão bem organizada bagagem, e o amigo parceiro poderia ter se esquecido.
Pensei que enviando a minha lista, tão bem pensada, tão colorida, detalhada ao extremo, onde passei vários dias trabalhando qual seria a melhor maneira de arrumar nas maletas, onde colocaria cada coisa.
Era como em um projeto, detalhado, pensado nos detalhes minuciosos.

Na manhã seguinte, abrindo o correio eletrônico, algumas respostas ao que foi enviado puderam ser lidas e logo me apressei em abri-las, pois agora, eu poderia ter me esquecido de algo e enfim, iria me socorrer.

Dentre elas, uma resposta que eu jamais esperava, e que me ensinou uma lição, a primeira delas, nesta nossa viagem.

Havia sido escrita e enviada pelo Beber, e dizia o seguinte:







De: Beber
Assunto:RE:  Minha Bagagem

Amigos.
Ontem à noite resolvi arrumar minha bagagem.
Parei em frente ao armário, olhei para as bolsas da Harley e fiquei imaginando o que levar para essa viagem.
Separei uns "trapos" já surrados para jogar no lombo, apartei um bom escocês e alguns Cohibas.

De resto, enchi os alforjes com muita amizade, parceria, tolerância e fraternidade.
Achei um espaço naquele porta trecos que vai ali na frente, perto da "bolha". Não é muito espaçoso, e lá consegui colocar os pequenos desassossegos que me perturbam, os vícios que luto para me desapegar, os sentimentos mesquinhos que por vezes me invadem. No silêncio da estrada, entrecortado apenas pelos sons da natureza, encontrarei o ambiente ideal para deles me desfazer. Escolherei um local bem longe daqui, onde ninguém possa encontrá-los. Desapegando-me dessas deformações que me importunam, arrumarei novos espaços, não mais na bagagem, mas no meu coração, e nele pretendo armazenar ta energia positiva, as boas lições, o aprendizado e a amizade de todos vocês.
Em resumo, é isso que estou levando...
Forte abraço.

PHD Beber

Li o texto acima algumas vezes durante o dia, e refleti muito.
Chegando em casa, me sentei em frente a minha moto, e por longo tempo olhei fixamente para as malas já arrumadas nos bagageiros.

Tinha arrumado tudo o que imaginava fosse necessário para o conforto e segurança do meu corpo.
Mas havia me esquecido o principal, da minha alma, da oportunidade da renovação espiritual, de deixar as coisas ruins bem longe, de refletir sobre pontos que precisam ser trabalhados em mim mesmo.

Não me restou outra alternativa a não ser refazer minha bagagem.

Obrigado ao Beber, por ter me ensinado a primeira lição desta viagem, antes mesmo de dar a partida na minha moto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário